1) Ministério da Defesa recebe R$ 300 Milhões para enfrentamento da pandemia
A Medida Provisória nº 985, de 25 de junho de 2020, abre crédito extraordinário, em favor do Ministério da Defesa, no valor de R$ 300.000.000,00 para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional Decorrente do Coronavírus.
Congresso Nacional e COVID-19
O Plenário da Câmara dos Deputados vai retomar na próxima semana a análise da Medida Provisória 944/20, que concede uma linha de crédito especial para pequenas e médias empresas pagarem sua folha de salários em meio à crise decorrente do coronavírus. Nesta quinta-feira (25), foi aprovado o projeto de lei de conversão do relator, mas ainda serão votados destaques que podem modificar o texto com a inclusão de emendas ou retirada de trechos. Entre outros pontos, o texto do relator autoriza os empréstimos para financiar salários e verbas trabalhistas por quatro meses. O texto original da MP previa o empréstimo para pagamento de salários por dois meses. (Fonte: Agência Câmara)
O Senado vai analisar a Medida Provisória (MP) 931/2020, que estende o prazo de realização das assembleias gerais ordinárias de sociedades anônimas, sociedades limitadas e cooperativas para até sete meses após o término do exercício social. A medida foi aprovada na Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (25) na forma de um projeto de lei de conversão (PLV 19/2020) apresentado pelo relator, deputado Enrico Misasi (PV-SP).
O texto aprovado mantém as linhas gerais da MP original em vigor desde março. Para serem aprovadas, as alterações foram negociadas com diversos partidos. A principal novidade é a extensão, em até sete meses, dos prazos para realização de assembleia geral e de duração do mandato de dirigentes em entidades como associações, fundações, conselhos profissionais e entidades desportivas. O texto também prevê a possibilidade de realização de assembleias gerais virtuais. Outra mudança prevista na MP é a suspensão, durante a pandemia de covid-19, da necessidade de empresas que possuem contratos de dívida com covenant (exigências que se aplicam aos tomadores de crédito) de efetuar o pagamento de forma antecipada da dívida no caso de descumprimento de obrigações pactuadas com os credores. O objetivo é evitar que empresas que emitiram debêntures tenham a dívida executada por não conseguirem atingir metas acordadas por causa da queda geral da atividade econômica. (Fonte: Agência Senado)
Dúvidas? Entre em contato
Boletins Recentes
- 1. Bolsonaro indica veto a compensação que permitiu aprovação de PL. Leia Mais
- 2. STF se divide sobre norma coletiva que restringe direito trabalhista. Leia Mais
- 3. STF: reviravolta no julgamento do IR sobre pensão alimentícia. Leia Mais
- 4. STF: Maranhão, Minas Gerais e Paraná dão início a respostas sobre ICMS. Leia Mais
- 5. Tribunais mantêm cobranças milionárias sobre adicional do RAT. Leia Mais
- 1. Artigo – Nova Resolução do Conselho Federal de Medicina regulará a Telemedicina no Brasil até a publicação de Lei Federal sobre o tema. Leia Mais
- 2. Câmara aprova teto de ICMS para combustíveis, mas estados reagem. Leia Mais
- 3. STJ define quais sócios devem pagar dívida da empresa. Leia Mais
- 4. Maioria no STF vota contra manutenção de acordos coletivos após vencimento. Leia Mais
- 5. Receita institui recolhimento de tributos por clubes-empresa. Leia Mais
- 1. Comissão de juristas deve analisar hoje propostas sobre o Carf. Leia Mais
- 2. Projeto de lei sobre criptoativos está pronto para votação. Leia Mais
- 3. TST restringe suspensão de ações em fase de cobrança. Leia Mais
- 4. Governo pede derrubada total de decisão dos Estados sobre ICMS do diesel. Leia Mais