Bolsonaro decide manter corte de IPI em 25%, e elevar CSLL dos bancos

Reportagem do jornal O ESTADO DE S. PAULO afirma que, por motivos de natureza política, o presidente Jair Bolsonaro decidiu que, “por mais 30 dias”, deverá manter o corte do IPI em 25%, e não mais aumentá-lo para 33% como era a expectativa da própria equipe econômica. O aumento do corte garantiria, também, conforme informado nos últimos dias, a proteção aos produtos fabricados na Zona Franca de Manaus.

Os jornais também informam que, em vez de ampliar o corte de impostos, o governo se prepara para elevar a alíquota da CSLL cobrada dos bancos, como forma de compensar a renúncia tributária envolvida no Refis do Simples, aprovado pelo Congresso após derrubada de veto presidencial. Segundo o ESTADÃO, esse aumento na alíquota valerá até o fim deste ano. De acordo com reportagem da FOLHA DE S.PAULO, o imposto, hoje em 20%, deverá subir para até 23%. A mudança seria feita por medida provisória, segundo o jornal.

Também na FOLHA, reportagem noticia que a Secretaria de Estado da Fazenda de São Paulo começará a disparar SMS para contribuintes a partir da próxima terça-feira cobrando dívidas relativas ao ITCMD. Segundo o jornal, o disparo toma como base um cruzamento feito pelo governo em declarações de Imposto de Renda nas quais os contribuintes apontam recebimento de doações, mas sem o correspondente pagamento do imposto estadual. A cobrança a ser feita, que pretende arrecadar R$ 30 milhões junto aos devedores, refere-se à declaração do ano-base 2017. Fonte: Jota Matinal

  • 1. Bolsonaro decide manter corte de IPI em 25%, e elevar CSLL dos bancos. Leia Mais
  • 2. Setor de vale-refeição questiona mudanças no STF. Leia Mais
  • 3. TST condena empresa de ônibus a pagar meio milhão por dano moral coletivo. Leia Mais
  • 4. Petrobras é condenada a pagar R$ 1,9 bi por quebra de contrato. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio