FCR Law News

Brasileiros pagam até 70% de tributos em presentes, decoração e ceia de Natal

Os brasileiros estão pagando bastante imposto neste Natal. Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), com dados reunidos pela Associação Comercial de São Paulo, mostra que 70% dos gastos com a ceia, decoração e presentes são tributos (federais, estaduais e municipais). Estão embutidos nos preços.

Quem faz questão de ter panetone à mesa, por exemplo, vai desembolsar 34,63% só de tributos. Peru, chester e pernil, tradicionais na ceia de Natal, têm embutidos no preço 29,32%. E quem optar por peixe vai pagar 34,48% de tributos.

Se exagerar na bebida, além disso, corre o risco de ficar bêbado de imposto. Mais da metade do preço do champanhe é tributo. São 59,49%. Vinho importado acumula 59,73% e o nacional 44,73%.

“Se o governo diminuísse a arrecadação sobre o consumo e passasse a tributar mais renda e patrimônio, poderíamos ter menor tributação embutida nos preços dos produtos e serviços e, consequentemente, preços mais acessíveis para toda a população brasileira”, diz João Eloi Olenike, presidente executivo do IBPT. Fonte: Valor Econômico – Por Joice Bacelo Rio 21/12/2022

  • 1. Carrefour vence discussão sobre licença-maternidade. Leia Mais
  • 2. Governo altera lei do Perse e zera PIS e Cofins do setor aéreo. Leia Mais
  • 3. Brasileiros pagam até 70% de tributos em presentes, decoração e ceia de Natal. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade