Decisão do STF joga mudança do ICMS para 2024

Em meio à discussão no Legislativo sobre o ICMS, ainda há, para os Estados, a partir de 2024, os efeitos do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o imposto cobrado sobre energia elétrica e serviços de telecomunicações.

No fim do ano passado, o STF modulou os efeitos de uma decisão que reduziu o ICMS cobrado nas contas de luz e serviços de telecomunicação, mas as alíquotas menores ficariam para 2024. Parlamentares querem que a aprovação do projeto atual mude a cobrança mais rapidamente, antecipando seus efeitos.

Para o tributarista Eduardo Fleury, sócio do FCR Law, a estratégia provável dos Estados, no caso da decisão do STF sobre energia e telecomunicações, diz ele, é aprovar até 2024 uma emenda constitucional que trouxesse nova interpretação do Supremo para a questão decidida sobre ICMS em energia elétrica e telecomunicações. Outro caminho, aponta, seria os governadores elevarem a alíquota padrão do imposto.

Fleury explica que a decisão do STF não estipulou alíquota máxima do imposto. O tribunal entendeu que bens essenciais não podem ser tributados à alíquota maior que a padrão. E estabeleceu que energia e telecomunicações são essenciais. No quadro de hoje a alíquota padrão é de 17%. Por isso os Estados podem elevar essa alíquota, mais isso passa por projeto a ser enviado à Assembleia Legislativa e traz desgaste político aos novos governadores.

Caso aprovado, o projeto defendido pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PL-AL) será mais um obstáculo aos Estados nesse cenário para defender sua arrecadação. Fonte: Valor Econômico – Por Marta Watanabe e Anaïs Fernandes — De São Paulo 23/05/2022

  • 1. Câmara pode votar projeto que define teto de ICMS sobre combustíveis. Leia Mais
  • 2. Cooperativas poderão ter lei específica para tratar de recuperação judicial. Leia Mais
  • 3. Decisão do STF joga mudança do ICMS para 2024. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio