Especialista alerta para a importância do testamento

Não é necessário um patrimônio extremamente relevante para fazer um testamento. A afirmação é da advogada Joanna Rezende, sócia da área de Wealth Planning do Velloza Advogados, que participou ontem da Live do Valor e destacou a importância de se planejar um processo de sucessão.

“Muitas pessoas têm certo pânico de testamento, mas qualquer pessoa maior e capaz pode fazer um testamento. Esse é um documento superimportante que orienta os herdeiros sobre o desejo de quem morre”, disse Joanna Rezende, na Live.

O testamento pode ser público ou privado. No privado, pode ser feito à mão ou digitado e precisa de três testemunhas. “Recomendamos que as partes tenham firma reconhecida no documento”, afirmou a advogada. Ela alertou ser importante evitar ao máximo o questionamento da capacidade do quem faz o testamento naquele momento.

O público precisa ser feito em cartório, com a presença de duas testemunhas. O custo de um testamento, nessa situação, fica entre R$ 2 mil ou R$ 2,5 mil.

A advogada lembrou que existe a “herança forçada” sobre 50% do patrimônio. A chamada “legítima” é a parcela forçadamente indicada para os herdeiros necessários — cônjuge ou companheiro, pais e filhos. De acordo com Joanna, o testamento não perde a validade, mas a indicação é que seja revisto, porque a família e o patrimônio mudam.

Os inventários também podem ser feitos em cartório, de forma extrajudicial, em caso de herdeiros maiores, capazes e de acordo com a partilha. Até 2016, o testamento fazia com que o inventário fosse obrigatoriamente judicial. “Mas hoje não é mais assim”, disse a advogada, acrescentando que a abertura do testamento é feita no cartório e já há decisão que permitiu a partilha com menores, desde que o Ministério Público opinasse.

“A grande vantagem de fazer no cartório é o tempo. Quem controla são os herdeiros e é célere. Quando fazemos no Judiciário, as partes perdem o controle sobre o tempo”, afirmou Joanna.

Imposto

A tributação da transmissão de bens é feita pelo ITCMD, que é estadual. Em São Paulo a alíquota é de 4%. Em alguns casos pode incidir ainda o Imposto de Renda, como na transferência a herdeiros de cotas de fundos de investimentos.

Doação

Ainda de acordo com a advogada, a doação de bens em vida é uma ótima opção de planejamento. “Quem doa também pode estabelecer condições e quem recebe tem que estar apto a aderir às condições impostas”, disse. Só pode ser doada a parcela disponível, de 50% do patrimônio do doador.

Não existe prazo para a doação ser feita, mas o doador precisa estar capaz, destacou a advogada na Live do Valor. Porém, algumas doações feitas muito perto da morte, acrescentou, podem levar a questionamentos sobre a real capacidade do doador. Fonte: Valor Econômico – Por Beatriz Olivon, Valor — Brasília 12/05/2022

  • 1. Justiça autoriza bloqueio de criptoativos de devedores. Leia Mais
  • 2. STF: Moraes trava julgamento que pode derrubar decisões favoráveis aos contribuintes. Leia Mais
  • 3. Especialista alerta para a importância do testamento. Leia Mais
  • 4. Tribunal concede registro de marca a pote do Vigor Grego. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio