Especialistas veem aumento de carga a empresas com reforma do IR

Os jornais seguem repercutindo, nesta segunda-feira, as mudanças no Imposto de Renda apresentadas pelo governo ao Congresso na última sexta-feira, apresentando nuances que não estiveram no primeiro plano do anúncio feito pela equipe econômica.

Na FOLHA DE S.PAULO, por exemplo, reportagem ouviu contabilistas e advogados tributaristas, que apontam que as propostas do governo podem elevar a carga de impostos paga pelas empresas de lucro presumido dos atuais 34% para 49%, “tendo em vista a soma total de IRPJ, CSLL e o novo tributo sobre dividendos”.

No VALOR ECONÔMICO, reportagem chama a atenção para o fato de a proposta endurecer “as regras para empresas que exploram direitos de imagem e receitas decorrentes de holdings que gerenciam imóveis”. No caso delas, que hoje recolhem IR pelo lucro presumido, a cobrança passaria a ser feita pelo lucro real.

“A pretexto de viabilizar a correção da tabela do Imposto de Renda, aumentou-se drasticamente a incidência das empresas. E isso em um momento ainda de crise econômica aguda. Ao invés de viabilizar a recuperação dos negócios, o governo federal optou por criar mais obstáculos nessa corrida”, diz ao VALOR o tributarista Luiz Gustavo Bichara. Fonte: Jota

  • 1. Especialistas veem aumento de carga a empresas com reforma do IR. Leia Mais
  • 2. Justiça anula cobrança de adicional de contribuição previdenciária. Leia Mais
  • 3. Receita pode cobrar IRPJ e CSLL após encerramento de processo judicial. Leia Mais
  • 4. União é condenada a custear remédio de R$ 12 milhões. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio