Estudo do Ipea defende revisão ampla do IRPJ e IRPF

Um estudo realizado por pesquisadores do Ipea, divulgado hoje em reportagem no VALOR ECONÔMICO, defende que seja adotado no país um modelo dual do Imposto de Renda (empresas e pessoas físicas), em uma “ampla revisão” do atual desenho do tributo. O estudo avalia que as mudanças podem gerar uma sobra de até R$ 105,9 bilhões para financiar um programa social “mais amplo”, como anota o jornal, além de aliviar a alíquota a ser definida para um futuro IBS (Imposto sobre Bens e Serviços). O modelo defendido no estudo é a redução da alíquota do IRPJ para 20%, mas prevendo uma tributação adicional caso o lucro remanescente após a cobrança dos 20% seja distribuído como dividendo. Essa nova cobrança também seria de 20%. Ou seja, a tributação sobre a renda das empresas poderia variar entre 20% e 36% (no caso de todo o lucro ir para dividendos). No caso do IRPF, a ideia é ampliar as alíquotas, chegando a um máximo de 40%.

Enquanto isso, em seminário promovido pela CNI, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou aos empresários presentes que irá se reunir hoje com o presidente da Câmara, Arthur Lira, para definir os próximos passos em relação à reforma tributária. Conforme relata a FOLHA DE S.PAULO, na coluna Painel, “Pacheco defendeu na CNI a utilização do relatório [do deputado Aguinaldo Ribeiro] produzido pela comissão extinta por Lira e afirmou que a reforma não pode ser discutida em um ambiente de conflito”. Fonte: Jota

  • 1. Decreto sobre redes sociais pode impactar meios de pagamento. Leia Mais
  • 2. Compensações fiscais crescem com exclusão do ICMS. Leia Mais
  • 3. Justiça impede site de copiar e vender máscaras esportivas. Leia Mais
  • 4. Estudo do Ipea defende revisão ampla do IRPJ e IRPF. Leia Mais
  • 5. Transação de PLR pode atingir R$ 1,4 Bi. Leia Mais
  • 6. Negociação da tributação global de Bigtechs possui proposta americana na OCDE. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio