Governo prepara corte de mais 10% em imposto de importação

O jornal O ESTADO DE S. PAULO traz em destaque reportagem com a informação de que o governo estuda driblar regras do Mercosul e garantir uma nova redução de 10% no imposto de importação cobrado sobre uma série de produtos comercializados com países de fora do bloco. O jornal lembra que, em novembro passado, o governo já havia anunciado redução de 10% no imposto cobrado, abrangendo 87% da pauta comercial do país. A justificativa foi o impacto da pandemia. O corte de agora seria similar, pegando os mesmos produtos. A reportagem ressalta que esse corte pretendido pelo governo é bem mais amplo do que o que vinha sendo ventilado pelo ministro Paulo Guedes, que considerava um corte pontual sobre 12 produtos com impacto mais forte sobre a inflação – o que não violaria as regras do Mercosul. “Já o corte mais abrangente na tarifa externa comum do bloco só pode ser feito com o aval dos outros sócios ou lançando mão de alternativas previstas em lei, como a adotada pelo Brasil para justificar a redução de novembro”, anota o texto.

No VALOR ECONÔMICO, reportagem alerta para o fato de que o chamado “Refis do Simples” ainda não começou a funcionar, mesmo depois de um mês de o veto presidencial ter sido derrubado pelo Congresso. O prazo para adesão, previsto no texto aprovado pelos parlamentares, se encerra no próximo dia 29, data limite também para a exclusão de empresas do Simples que estejam com dívidas em aberto. Conforme anota o jornal, “com o prazo para adesão terminando sem que o Relp tenha sido aberto, aumenta a pressão para que a data de fechamento do programa seja prorrogada, assim como a exclusão das empresas inadimplentes do Simples”. (…) Fonte: Jota Matinal

 

  • 1. Governo prepara corte de mais 10% em imposto de importação. Leia Mais
  • 2. Judiciário paulista garante créditos de ICMS a contribuintes. Leia Mais
  • 3. Inteligência artificial identifica imitação de marcas na internet. Leia Mais
  • 4. STF julga redução de alíquotas do Reintegra. Leia Mais
  • 5. STF: São Paulo tem resposta definitiva contra ITCMD sobre heranças no exterior. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio