Isenção de IPVA-SP: Pessoas com deficiência esperam critérios para laudo

Depois de um ano de brigas judiciais, o Estado de São Paulo voltou atrás e derrubou uma exigência para a isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) concedida a pessoas com deficiência. A partir desse ano, não será preciso comprovar a adaptação do veículo para a dispensa do pagamento do imposto. Mas, segundo advogados, a falta de regulamentação da nova norma tem gerado obstáculos, nesse começo de ano, para pessoas com deficiência ou seus representantes usufruírem do direito.

O Estado publicou, em dezembro, a Lei nº 17.473, de 2021. Além de acabar com o requisito do veículo customizado, ampliou o rol de contribuintes isentos. Foram incluídos graus de deficiência moderada. Pela lei, ficam isentas do IPVA a “pessoa portadora de transtorno do espectro do autismo em grau moderado, grave ou gravíssimo” e também pessoas “com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental, moderada, grave ou gravíssima, ou de seu representante legal”.

A lei condiciona a dispensa do imposto com a comprovação do grau de deficiência ou de transtorno do espectro do autismo, que é aferido em avaliação biopsicossocial. O problema, apontam advogados, é que dois meses depois da aprovação, a lei ainda não foi regulamentada para definir os critérios para o laudo.

“A demora na regulamentação da avaliação pode continuar gerando discriminação ilegal”, afirma Bianca dos Santos Waks, advogada da prática de pro bono do escritório Mattos Filho. Fonte: Valor Econômico – Por Bárbara Pombo, Valor — São Paulo 12/02/2022

  • 1. Zona Franca quer evitar corte de IPI sobre produtos lá fabricados. Leia Mais
  • 2. Setor automotivo tenta derrubar autuações fiscais. Leia Mais
  • 3. Levantamento aponta tendência de mais recuperações extrajudiciais. Leia Mais
  • 4. STF vai definir se pais solteiros têm direito a licença-maternidade. Leia Mais
  • 5. Isenção de IPVA-SP: Pessoas com deficiência esperam critérios para laudo. Leia Mais
  • 6. STF vai retomar julgamento sobre “revisão da vida toda” no fim do mês. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio