Pix Saque e Pix Troco: risco trabalhista pode ser efeito colateral

Comerciantes que oferecem Pix Saque e Pix Troco devem ficar atentos a um possível efeito colateral dessas duas modalidades. Trata-se do risco trabalhista. Advogados dizem que empregados que atuam no caixa dos estabelecimentos podem, no futuro, entrar com ações pedindo acréscimos salariais pelo acúmulo de função e aumento de responsabilidade.

Essas duas modalidades foram autorizadas pelo Banco Central no fim do ano passado. Com o Pix Saque os clientes podem sacar dinheiro nos estabelecimentos comerciais credenciados. Já no caso do Pix Troco, o consumidor, ao realizar uma compra, pode pagar um valor maior e receber a diferença – o troco – em dinheiro.

Esse tipo de transação, antes, era privativo de bancos e lotéricas. “E, nessas atividades, os profissionais normalmente são mais protegidos do que os empregados que trabalham no comércio em geral”, pondera Mariana Machado Pedroso, sócia do escritório Chernut Oliveira Santiago Advogados.

Diante desse cenário, segundo a especialista, pode vir a interpretação de que o aumento de tarefa e responsabilidade, consubstanciado pelo atendimento e orientação da população para saques, deveria atrair um acréscimo salarial correspondente.

Segurança

Além da questão trabalhista, diz Aldo Macri, diretor do SindiLojas-SP, o aviso de que o estabelecimento disponibiliza essas duas modalidades – em que se utiliza dinheiro vivo – pode deixar o local mais vulnerável à ação de criminosos. “Ficamos um tanto reticentes”, ele afirma. “Transformamos o nosso comércio num verdadeiro caixa. Existem regras mais rígidas e custo ao lojista.” Fonte: Valor Econômico – Por Joice Bacelo Rio 26/01/2022

  • 1. Estados perdem no STF casos bilionários. Leia Mais
  • 2. Brasil promete zerar IOF sobre câmbio até 2029 para entrar na OCDE. Leia Mais
  • 3. Pix Saque e Pix Troco: risco trabalhista pode ser efeito colateral. Leia Mais
  • 4. Justiça mantém Cipa mesmo sem funcionários no escritório. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio