Processos bilionários e casos de ágio podem ser julgados pelo Carf em julho

O Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) poderá julgar neste mês um conjunto de processos sobre ágio, além de autuações bilionárias. O órgão vem mantendo a publicação de pautas, mas suspendendo as sessões por causa do movimento dos auditores fiscais. Há, contudo, entre advogados a expectativa de que os julgamentos sejam realizados por causa da mudança na presidência do órgão.

Acredita-se que o Conselho poderá conseguir reunir oito integrantes e assim manter as sessões da 1ª Turma da Câmara Superior previstas para a semana de 11 de julho.

O primeiro processo da pauta trata de discussão sobre multa qualificada em autuação de ágio recebida pela Companhia Brasileira de Distribuição (GPA). São cobrados IRPJ CSLL dos anos de 2007 a 2009, sob a alegação de que houve dedução indevida de amortizações de ágio devidamente pago.

A discussão sobre ágio já foi encerrada na esfera administrativa e agora segue na esfera judicial. Quanto à multa agravada, a decisão do Carf é favorável à companhia. Será julgado recurso da Fazenda. O valor da cobrança é estimado pela empresa em R$ 759 milhões, em seu formulário de referência. Um dos processos de valor mais elevado na pauta envolve a Ambev. O caso trata da glosa de despesas de amortização de ágio decorrentes da incorporação da Beverage Associate Holding (BAH). Após decisão desfavorável pela Delegacia de Julgamento (DRJ), a companhia apresentou recurso voluntário, o qual foi julgado parcialmente favorável. A companhia e a Fazenda Nacional interpuseram recursos para análise do caso pela Câmara Superior do Carf. O valor da discussão é estimado pela empresa em R$2 bilhões Fonte: Valor Econômico – Por Beatriz Olivon Brasília 06/07/2022

  • 1. Projeto de lei isenta rendimentos de aluguel. Leia Mais
  • 2. Bares e restaurantes recorrem à Justiça para obter benefício fiscal. Leia Mais
  • 3. Processos bilionários e casos de ágio podem ser julgados pelo Carf em julho. Leia Mais
  • 4. Tribunais divergem sobre exigência de certidão fiscal em recuperação judicial. Leia Mais
  • 5. Carf regulamenta sessões de julgamento híbridas. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio