‘Quero que o dono da empresa pague o imposto’, diz Paulo Guedes

Destaque nesta segunda-feira é para entrevista com o ministro da Economia, Paulo Guedes, concedida ao VALOR ECONÔMICO. Entre os pontos abordados, uma defesa da proposta de Imposto de Renda, que vem sendo criticada por diferentes setores. Um dos pontos centrais de argumentação de Guedes é a necessidade de tributação dos mais ricos, hoje poupados. “Há 25 anos os super ricos não pagam nada. Podem dizer que o dono do dinheiro já paga na empresa. Mas esse é o ponto: eu não quero que a empresa pague, mas que o dono pague. O ideal é que e a empresa pague zero no mundo ideal e que as pessoas, donas das empresas, paguem progressivamente os ganhos de capital”.

O ministro também argumenta que, se o lucro da empresa for reinvestido, não há pagamento de imposto. Também pontua a redução de carga para a maioria das empresas optantes do lucro presumido. “A reforma beneficiará 80% das empresas que hoje pagam IRPJ com base no lucro presumido. Trata-se de universo com 5 milhões de empresas, com faturamento anual até R$ 4,8 milhões. Elas estão isentas de pagar dividendos e terão redução do IRPJ”, pontua. Fonte: Jota

  • 1. Justiça autoriza contribuinte a recolher valor fixo de ISS. Leia Mais
  • 2. ‘Quero que o dono da empresa pague o imposto’, diz Paulo Guedes. Leia Mais
  • 3. Empresas em recuperação obtêm financiamentos que somam R$ 3 bi. Leia Mais
  • 4. Árbitro pode recolher imposto pela pessoa jurídica, decide Carf. Leia Mais
  • 5. STF se divide sobre penhora de bem de família em aluguel comercial. Leia Mais
  • 6. MP limita pagamento de bônus a empregado. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio