Reforma Tributária segue em discussão sobre desoneração de empresa

Sobre a reforma tributária, reportagem na FOLHA DE S.PAULO traz a avaliação de especialistas em sentido contrário à tese defendida pelo relator da proposta, deputado Celso Sabino, de que a desoneração de empresas, com o forte corte no IRPJ, vai estimular a arrecadação.

Em favor da lógica de tributação de dividendos, nota na coluna Painel S/A, também na FOLHA, aponta que “mais de 75% do valor dos dividendos e JCP (Juros sobre Capital Próprio) distribuídos por empresas de capital aberto em 2020 foi pago por apenas 24 companhias”. Esses valores envolvem, segundo dados analisados pela FGV a partir de dados da Economática, mais de R$ 100 bilhões. Ainda segundo a nota, “as 24 maiores pagadoras que lideram o levantamento distribuíram ao menos R$ 1 bilhão cada no ano passado aos acionistas, pessoas jurídicas ou físicas”.

De volta ao VALOR, reportagem trata da tributação global mínima de multinacionais. O jornal traz um dado obtido com “uma fonte próxima das negociações” indicando que a taxa global mínima de 15%, que afetaria multinacionais com receita global de pelo menos 750 milhões de euros “afetará entre 2,3 mil e 2,5 mil empresas” – quantidade considerada pequena. Fonte: Jota

  • 1. Consumidores buscam danos morais por vazamento de dados. Leia Mais
  • 2. Carf analisará súmulas sobre taxação de lucro e cobrança simultânea de multas. Leia Mais
  • 3. Herdeiros devem pagar IR sobre ganho de capital com venda de propriedade. Leia Mais
  • 4. Reforma Tributária segue em discussão sobre desoneração de empresa. Leia Mais
  • 5. Majoração de alíquotas para o setor financeiro e fim de isenções – Lei 14.183/2021. Leia Mais
  • 6. ECF – Ano-calendário 2020 – Prorrogação de Transmissão. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade