Semana tributária no STF: Corte retoma tributação de softwares

Está pautado no STF, como primeiro item da pauta de quarta-feira (24/2), a conclusão do julgamento que definiu que incide ISS, e não ICMS, sobre programas de computador nas situações de licenciamento e cessão de uso. Os ministros ainda precisam votar a proposta de modulação dos efeitos da decisão. O ministro Dias Toffoli propôs que o entendimento da Corte valha a partir da publicação da ata do julgamento, e de acordo com a posição defendida pelo magistrado os municípios não poderiam cobrar dos contribuintes que pagaram o ICMS nos últimos cinco anos. Por outro lado, os contribuintes que recolheram o imposto estadual não poderiam pedir ressarcimento.

Também na quarta o STF deverá retomar a discussão sobre a cobrança do diferencial de alíquota de ICMS. Por enquanto dois ministros se posicionaram pela inconstitucionalidade do convênio que regulamenta a regra, em um julgamento que afeta, sobretudo, as transações do comércio eletrônico e a repartição de receitas de ICMS entre os estados brasileiros.

No plenário virtual os destaques são os processos que discutem a possibilidade de os estados instituírem regras sobre o ITCMD e a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB. (Fonte: Jota – Flavia Maia)

  • 1. Teste do bafômetro: PGR diz ao STF que recusa não presume embriaguez. Leia Mais
  • 2. Judiciário conseguiu na pandemia bloquear mais recursos de devedores. Leia Mais
  • 3. Decisão do Supremo sobre ITBI incentiva contratos de gaveta. Leia Mais
  • 4. Semana tributária no STF: Corte retoma tributação de softwares. Leia Mais
  • 5. Brecha em PEC possibilita isenção tributária sem compensação de receita. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio