STF vai analisar lei que aumentou em até 54% custas judiciais do TJ-RJ

O Supremo Tribunal Federal (STF) foi acionado para decidir sobre a mudança no cálculo das custas judiciais e taxa judiciária cobradas pelo Tribunal do Rio de Janeiro (TJ-RJ). A Lei nº 9.507, publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro, aumentou os valores – em até 54% – e criou multas processuais.

Pela nova lei, por exemplo, litigantes considerados contumazes, que respondem a muitos processos, terão que pagar o valor das custas judiciais em dobro.

Já em caso de paralisação ou abandono do processo ou apresentação de recursos considerados meramente protelatórios, o tribunal poderá cobrar até dez vezes mais das partes. Essa mesma sanção é imposta para quem faltar a audiência de forma injustificada e sem comunicar ao juiz.

Por causa das inovações, específicas do Estado, a legislação ganhou apelido entre advogados. Vem sendo chamada de CPC: Código Processual Carioca.

Partido Podemos foi quem apresentou a ação ao STF. Afirma aos ministros que a competência constitucional para legislar sobre direito processual é privativa da União. A ADI 7063 foi protocolada pelo partido na segunda-feira e distribuída ao ministro Edson Fachin. Fonte: Valor Econômico – Por Joice Bacelo Rio 12/01/2022

  • 1. Contribuinte obtém liminar contra o pagamento do diferencial do ICMS. Leia Mais
  • 2. PGFN institui programa de transação tributária para empresas do Simples. Leia Mais
  • 3. STF vai analisar lei que aumentou em até 54% custas judiciais do TJ-RJ. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio