STF vai definir se pais solteiros têm direito a licença-maternidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode julgar na quarta-feira a possibilidade de aplicação da licença- maternidade para pais. A Corte vai definir se é possível estender o benefício de 180 dias a servidores públicos que sejam pais solteiros e se a extensão desse benefício aos homens está condicionada à indicação prévia (por meio de lei) de fonte de custeio.

O assunto será julgado em recurso proposto pelo INSS contra decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região, com sede em São Paulo, que concedeu a licença a um perito médico. O processo teve repercussão geral, portanto, a decisão servirá de orientação para as instâncias inferiores (RE 1348854).

O TRF-3 considerou que o direito ao salário-maternidade deve ser estendido ao pai solteiro que teve filhos por meio de técnicas de fertilização in vitro e gestação por substituição. No caso concreto, os filhos nasceram em 2014 por meio de fertilização in vitro e uso de barriga de aluguel. Os filhos nasceram nos Estados Unidos e foram registrados somente no nome do pai.

Já o INSS alega que a concessão do benefício sem a correspondente fonte de custeio viola a Constituição Federal e traz grande prejuízo ao erário. Fonte: Valor Econômico – Por Beatriz Olivon  Brasília 14/02/2022

  • 1. Zona Franca quer evitar corte de IPI sobre produtos lá fabricados. Leia Mais
  • 2. Setor automotivo tenta derrubar autuações fiscais. Leia Mais
  • 3. Levantamento aponta tendência de mais recuperações extrajudiciais. Leia Mais
  • 4. STF vai definir se pais solteiros têm direito a licença-maternidade. Leia Mais
  • 5. Isenção de IPVA-SP: Pessoas com deficiência esperam critérios para laudo. Leia Mais
  • 6. STF vai retomar julgamento sobre “revisão da vida toda” no fim do mês. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio