STJ fixa contagem dos dias para recebimento de auxílio-acidente

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu a tese de que o marco inicial do recebimento do auxílio-acidente deve recair no dia seguinte ao da cessação do auxílio-doença que lhe deu origem. A decisão foi proferida pela 1ª Seção da Corte, que pacifica o entendimento do tribunal, com efeito repetitivo.

De acordo com o Banco Nacional de Demandas Repetitivas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pelo menos 14.500 processos sobre o tema, que estavam suspensos em todo o país, poderão agora ter andamento, com base no precedente firmado por maioria de votos.

No caso, um trabalhador sofreu acidente do trabalho típico, do qual resultaram sequelas de caráter parcial e permanente em seu ombro esquerdo que dificultam o exercício de sua função habitual (à época, ajudante geral) e obteve decisão favorável. Mas a contagem dos dias para pagamento do benefício previdenciário (termo inicial) impactaria o valor a receber.

Os ministros analisaram a questão por meio de recurso proposto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na decisão, definiram a aplicação do artigo 86, parágrafo 2º, da Lei nº 8.213/1991, observando-se, se for o caso, a prescrição em cinco anos das parcelas do benefício.

A relatora do recurso repetitivo, ministra Assusete Magalhães, explicou que, para os casos de doença profissional e doença do trabalho, em razão da dificuldade em estabelecer o seu marco inicial, deve ser considerado como dia do acidente a data de início da incapacidade para o exercício da atividade profissional habitual, ou a data da segregação compulsória, ou, ainda, o dia do diagnóstico — o que ocorrer primeiro (REsp 1.729.555). Fonte: Valor Econômico

  • 1. Relator agora cogita taxar dividendos de forma gradual, diz jornal. Leia Mais
  • 2. Risco de acidente de trabalho cresce com home office, diz presidente do TRT. Leia Mais
  • 3. Judiciário obriga INSS a pagar salário a gestantes. Leia Mais
  • 4. Demissão de mãe que faltava ao trabalho para amamentar a filha é revertida. Leia Mais
  • 5. STJ fixa contagem dos dias para recebimento de auxílio-acidente. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio