Uber comete “erro grosseiro” e terá que recadastrar motorista excluído por cancelamento de corridas

Uber está sendo obrigada pela Justiça a recadastrar um motorista que havia sido excluído da plataforma por causa da quantidade de corridas canceladas. O motivo está na contabilização dos cancelamentos. O juiz Luiz Guilherme Feichtenberger, do Juizado Especial Cível de Santo André, no ABC Paulista, afirma ter havido “erro grosseiro no algoritmo” da empresa.

“Não foi o motorista que cancelou a maioria das viagens, mas sim o usuário”, diz, na decisão.

A Uber havia excluído o motorista com o argumento de que ele cancelou quase três mil corridas em um mês. “Foi uma surpresa. Ele tinha taxa de cancelamento de 4% e avaliação de 4,98 estrelas [o máximo são 5]. Mas era difícil provar. Não tínhamos acesso aos relatórios”, conta a advogada Nathalie Brasil, que representa o motorista no caso.

A reviravolta veio por meio de documentos que a própria Uber anexou no processo para se defender do pedido de pagamento de danos morais e lucros cessantes. A advogada verificou, nesses relatórios, que o motorista havia cancelado só 22 corridas em três meses de trabalho.

O juiz de Santo André de prazo de cinco dias para que a Uber reative o cadastro do motorista. Se não cumprir, ficará sujeita à multa de R$ 5 mil por dia. Ele negou ao motorista, porém, os pedidos de indenização (processo nº 1021532-68.2021.8.26.0554).

O que diz a Uber

A Uber afirma não ter sido ainda notificada da decisão, mas diz que “apresentará esclarecimentos no processo mostrando que os cancelamentos de viagens considerados para a desativação foram realizados por ato do próprio motorista, não de usuários do aplicativo”.

Em nota enviada à coluna, a empresa frisa ter equipes e tecnologias próprias que revisam constantemente os cancelamentos para identificar suspeitas de violação ao “código da comunidade” e, caso sejam comprovadas, banir as contas envolvidas.

“A prática de cancelar diversas viagens em sequência logo após terem sido aceitas prejudica negativamente todos que usam a plataforma porque, de um lado, impede que outros motoristas parceiros gerem renda atendendo as mesmas solicitações de viagens canceladas, e, por outro, deixa os usuários esperando mais tempo ou até desistindo da solicitação”, completa. Fonte: Valor Econômico – Por Joice Bacelo do Rio 31/01/2022

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