Uber ganha selo de marca de alto renome

A marca Uber foi reconhecida como de alto renome no Brasil. A proteção garante a exclusividade do uso da marca em qualquer segmento de produto ou serviço. É válida por dez anos.

O selo foi dado, neste mês (19/4), pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), autarquia que analisa pedidos de marcas e patentes no país. Trata-se do primeiro aplicativo de transporte a obter essa proteção.

Com a decisão favorável do INPI, Uber se junta a uma lista de 148 marcas de alto renome no Brasil, como FuscaBarbieBombrilNikeTwitter e WhatsApp.

“O status de alto renome agrega valor para marca, ganha valor de mercado”, afirma a advogada Joana de Mattos Siqueira, sócia do escritório Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello, que esteve à frente do processo da empresa no INPI.

Ela explica que, para obter a proteção, a empresa precisa juntar uma série de documentos que atestem que a marca é muito famosa e reconhecida positivamente pelo consumidor. O principal deles é uma pesquisa de mercado.

O Uber pediu o reconhecimento de marca de alto renome há pouco mais de dois anos. A primeira instância do INPI negou o pedido. Entendeu que, pela pesquisa de mercado apresentada, os consumidores conheciam a marca, mas não diziam, em número significativo, que se tratava de um aplicativo.

A empresa recorreu e a segunda instância da autarquia reconheceu o status. “Por se tratar de uma nova tecnologia é natural que o consumidor não saiba expressar exatamente o que é o serviço”, aponta Joana.

Normalmente, a proteção de uma marca garante o uso exclusivo dela dentro do segmento de atuação. Marcas iguais em categorias diferentes de produtos e serviços podem coexistir.

Com o alto renome, a proteção é mais abrangente. O uso exclusivo fica garantido em qualquer segmento.

De acordo com Luciana Ceccato, diretora de marketing da Uber no Brasil, há apenas pouco mais de 7 anos no Brasil, já não há mais necessidade de explicar o que é a Uber, para que serve ou como se usa. “Já se tornou coloquial e até sinônimo de categoria”, afirma, por meio de nota ao Valor.

São mais de 22 milhões de usuários e um milhão de motoristas cadastrados no Brasil. “Estar entre as marcas de alto renome do INPI nos traz um imenso orgulho e significa para nós o reconhecimento de um trabalho constante que temos feito nos últimos anos, já que essa análise leva em conta aspectos muito importantes para o consumidor como prestígio, reputação e grau de reconhecimento”, diz.

26/04/2022 10:36:05 Fonte: Valor Econômico – Por Bárbara Pombo, Valor — São Paulo 26/04/2022

  • 1. Refis do Simples está liberado até sexta, diz presidente do Sebrae. Leia Mais
  • 2. STF: julgamento mais importante do semestre é redirecionado para o Plenário Virtual. Leia Mais
  • 3. Uber ganha selo de marca de alto renome. Leia Mais
  • 4. STJ vai analisar seguro de vida em caso de embriaguez. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio