“Vilões do folião”, ICMS e IPI deixam bebidas alcoólicas mais caras

O planejamento tributário dos foliões no Carnaval aponta para a cerveja. Na comparação com outras bebidas alcoólicas muito consumidas nessa época, o item é menos tributado que seus pares chope e caipirinha. A explicação é técnica: itens menos essenciais e que podem fazer mal à saúde tem tributação maior.

O levantamento foi feito pelo advogado tributarista Samir Nemer, sócio do escritório FurtadoNemer Advogados. “A regra geral é quanto mais essencial for o produto, menos tributado será. Por isso que produtos considerados supérfluos ou maléficos à saúde, como cigarros e bebidas, carregam sempre mais impostos”, afirma Nemer.

Segundo o especialista, o ICMS e o IPI são os impostos que mais oneram os preços das bebidas, apesar da incidência de PISCofins e ISS no lugar no ICMS em alguns casos. A tributação da cerveja representa 55,60% do seu valor. No chope, 62,20%. E na caipirinha, por causa da cachaça76,66%.

Quem quiser pagar menos imposto precisa deixar o álcool de lado. A tributação da água mineral representa 37,44% do valor. Da água de coco34,13% e, no refrigerante em lata, 46,47%.

No Carnaval em casa, por causa da pandemia e do cancelamento de muitas festividades de rua, fica mais fácil evitar outros itens que tem tributação alta e são menos úteis nas celebrações caseiras: os impostos representam 43,83% dos preços de confete e serpentina. Fonte: Valor Econômico – 26/02/2022 08h00

  • 1. Análise: Governo reduz IPI, mas faz bondade com chapéu alheio. Leia Mais
  • 2. Guedes diz que governo dará isenção de IR para investimentos estrangeiros. Leia Mais
  • 3. AGU afasta tributação de ticket-alimentação. Leia Mais
  • 4. “Vilões do folião”, ICMS e IPI deixam bebidas alcoólicas mais caras. Leia Mais
  • 5. Justiça determina julgamento no Carf no prazo de 30 dias. Leia Mais

Dúvidas? Entre em contato

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

Inscreva-se para receber atualizações por e-mail.

Nós respeitamos sua privacidade

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados é um escritório de advocacia dinâmico que assessora empresas nacionais e internacionais, empreendedores e investidores nos ramos mais importantes do direito brasileiro. Nós buscamos proporcionar um serviço de alto nível de qualidade e estabelecer relações de longo prazo com nossos clientes e parceiros. Nossa gama de clientes abrange desde start ups tecnológicas até fabricantes internacionais e instituições financeiras.

FCR Law está trabalhando para manter nossos clientes informados e disponibilizar os nossos serviços para auxiliar as empresas neste momento difícil.

Eduardo Fleury, Sócio Fundador

FCR Law – Fleury, Coimbra & Rhomberg Advogados

Rua do Rocio 350, 10º andar

Vila Olímpia, São Paulo – Brasil

+55 11 3294-1600

info@fcrlaw.com.br

Copyright FCR Law 2021 © Todos os direitos reservados

Desenvolvido por Tarrafa Digital Studio